sábado, 24 de maio de 2008

Homem de ferro


Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Don Heck, o Homem de ferro ganhou vida em 1963 na edição nº39 do gibi Tales of Suspense.

O filme conta a história de Tony Stark (o tal Homem de ferro) que fez fortuna com contratos militares com sua fábrica de armas.

Ao chegar ao Afeganistão para emonstrar o poder de uma das suas armas, ele é capturado numa emboscada e ordenado a construir uma arma, ele termina criando uma armadura para manter estilhaços de granada fora do seu coração e fica poderoso o suficiente para escapar.

Voltando para casa ele aperfeiçoa a armadura e se torna o Homem de ferro, ao mesmo tempo em que quer parar de vender armas e se torna uma pessoa procupada com seu uso.

Gostei muito do filme.
Bom roteiro.
Trama valorizada, sem abusar dos efeitos especiais.
Adoro personagem, sarcástico até não puder mais.
E Robert Downey Jr. está maravilhoso como Tony Stark. Gosto dele desde de a época que ele fez Chaplin e Only you.
Na época ele se envolveu com drogas e bebidas, o que acabou prejudicando muito a carreira dele. Ele, inclusive foi preso várias vezes.
Uma das razões da escolha dele para o papel (além do seu talento claro), foi seu passado como alcólatra. Tony Stark também vai passar por algo assim.
Que bom que Robert deu a volta por cima. E em grande estilo.
Só para encerrar, uma coisa que adorei no filme foi a Pepper. Dá pra ver que ela é apaixonada por ele. Acho que eles vão formar um casal muito bonitinho nas próximas continuações. (sem duvida, vão haver algumas).


Curiosidades:

- Tom Cruise foi cotado para o papel de Tony Stark.

- É o 1º filme produzido pela Marvel sem a participação de uma distribuidora.

- Em 1999 Quentin Tarantino foi contactado para que dirigisse e escrevesse o roteiro de Homem de Ferro

- Jon Favreau foi ia dirigir o filme do Capitão América em 2009. Mas os produtores lhe ofereceram Homem de Ferro e ele aceitou.

-Rachel McAdams (ela fez "Diário de uma paixão, adoro aquele filme) era a 1ª escolha do diretor Jon Favreau para vive Virginia Potts ("Pepper"), mas ela recusou o papel. Uma pena. Eu não ia muito com a cara da Gwynet Paltrow, que acabou ficando com o papel. Mas até que nesse filme Eu gostei. A personagem é uma querida. E eles formam (vão formar ainda, né?) um par muito bonitinho.

- Robert Downey Jr. treinou artes marciais 5 dias por semana, para ficar em forma para Homem de Ferro.

- Robert Downey Jr. trabalhou por 8 meses após o término das filmagens com a técnica de captura de movimento, de forma que os movimentos do Homem de Ferro fossem o mais realista possível. Coitadinho.

- Jon Favreau rodou Homem de Ferro na California, por considerar que muitos filmes recentes de super-herói foram feitos em Nova York.

- Durante as filmagens Jon Favreau preferiu improvisar nas cenas de diálogo, seguindo influência do diretor Robert Altman.

- Os três modelos da armadura do Homem de Ferro vistos em cena foram criados por Phil Saunders e Avi Granov. Granov trabalhava na revista em quadrinhos do próprio Homem de Ferro na época das filmagens.

- Stan Lee, criador do personagem Homem de Ferro, faz uma pequena ponta no filme.



Nenhum comentário: