domingo, 29 de junho de 2008

29/06/2008.


O Incrível Hulk.





A origem de Hulk é mostrada nos créditos de abertura do filme com flashbacks.
Logo aparece Bruce (Edward Norton) no Brasil tentando achar a cura para sua transformação no raivoso monstro verde. Vivendo escondido dos militares americanos – chefiados pelo general Thunderbolt (William Hurt), que querem usar sua transformação em arma – na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro ele busca um pouco de paz, sem muito sucesso. A vista que temos a partir da favela é linda, principalmente numa tomada aérea. Mas ao mesmo tempo eu pensei: Quanta pobreza. E saber que o resto do mundo vai ver isso. Minha alegria em saber que o Brasil apareceria em Hulk quase desapareceu por completo.
A atriz Débora Nascimento (A Biju da novela Duas Caras) faz uma participação no filme como uma colega de trabalho de Bruce (os dois trabalham numa fábrica de bebidas na Rocinha). Ele dá até um selinho nela quando pede ajuda para se esconder da polícia. (Aí que inveja!)



Sabia que eles queriam se afastar ao máximo de Hulk (de Ang Lee, 2003), pois o filme não foi bem de bilheteria e duramente criticado. Mas esse filme podia ser tranquilamente uma continuação não fosse pela troca de atores. Eu gostei do filme do Ang Lee, claro que concordo que foi exagero aqueles pulos que ele dava. Mas no geral o filme foi bom e gostei da interpretação do Eric Bana. Embora esse Hulk esteja mais desesperado pela cura, tornando o personagem mais denso.
Quando descobrem que ele está por aqui os militares fazem de tudo para colocar suas mãos nele. Ele acaba recorrendo à ajuda de Betty Ross (Liv Tyler), sua antiga paixão, para conseguir se livrar da perseguição e também dos raios gama em seu sangue.
Edward Norton é muito talentoso e ele com certeza faz a diferença no filme. Ele é na minha opinião um dos atores mais talentosos atualmente (depois de “Hulk” vi “A outra História Americana”, protagonizado por ele magnificamente. Mas isso é assunto para outro post).
Ele também ajudou a reescrever o roteiro do filme (Assinando como Edward Harrison). E também como produtor (Embora não creditado).

O filme tem boas seqüências de ação. O monstro é bem feito, assim como os efeitos especiais. Existe uma densidade psicológica do protagonista – um monstrengo incompreendido, como tantos que já passaram pelo cinema – e também do antagonista, personagem do ambicioso comandante Emil Blonsky (Tim Roth) que faz com que o longa seja tanto inteligente quanto cheio de ação.

Adorei o par formado por ele e Betty. Os atores tem bastante quimica. São um casal bem bonitinho. E eu torci muito para que eles conseguissem fugir. Ah, não posso me esquecer de comentar uma cena que eu gostei e muito engraçada. Banner usa um equipamento que monitora as batidas de seu coração, numa cena ele e Betty estão na cama se beijando e a caminho de transar quando o equipamento começa a apitar. É um aviso de que ele pode se transformar a qualquer momento se não tomar cuidado. Então ele diz a Betty que não pode ficar excitado e ela pergunta: Nem um pouquinho? Muito legal essa cena. Rui muito. E ao mesmo tempo pensei: Será que Bruce nunca transa?

O filme também conta com algumas referências à agência internacional S.H.I.E.L.D., que reúne os heróis dos quadrinhos conhecidos como Os Vingadores – incluindo Hulk e Homem de Ferro. (E vem filme por aí reunindo os dois e ainda Capitão América). Aliás, o filme traz até uma participação especial do próprio Tony Stark – O Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). E também de outro ator essencial para a construção do mito do personagem fora dos quadrinhos: Lou Ferrigno. Para quem não se lembra, Ferrigno, com maquiagem verde e tudo, ficou famoso como a versão raivosa de Banner na série de TV produzida entre 1978 e 1982 (que também se chamava O Incrível Hulk).




Desta forma, o longa funciona mais como uma transição, ao mesmo tempo em que tem referências suficientes para agradar aos fãs do personagem.Vamos esperar mais para o próximo filme com as aventuras do herói. De preferência com Edward Norton como protagonista: fã confesso de Hulk, o ator o encarna de uma forma maravilhosa. O que já era de se esperar, já que um personagem como este, tão cheio de nuances dramáticas, realmente pede um ator à altura dele. A seqüência ainda não foi anunciada.





Curiosidades:



- O diretor Louis Leterrier esteve interessado em dirigir Homem de Ferro, mas recebeu do produtor Avi Arad a oferta de dirigir um novo filme do Hulk.

- A Marvel Enterprises e o diretor Louis Leterrier decidiram por não seguir em O Incrível Hulk com o estilo mais cerebral do 1º filme do personagem, priorizando mais a ação na nova história.

- O Hulk visto em cena foi criado através de maquiagem, bonecos animatrônicos e efeitos especiais em CGI, tendo por base o ator Edward Norton.

- Foi o diretor Louis Leterrier quem insistiu para que Tim Roth fosse contratado como o vilão de O Incrível Hulk, apesar da desconfiança de Edward Norton e da Marvel Enterprises.

- Tim Roth aceitou a oferta para interpretar Emil Blonsky por ser fã da série de TV "O Incrível Hulk", exibida entre 1978 e 1982, e para atender ao pedido de seus filhos, fãs das histórias em quadrinhos do Hulk.

- Nos quadrinhos o personagem Emil Blonsky é um agente da KGB que passa a ter aparência reptílica, tornando-se o Abominável. O diretor Louis Leterrier decidiu não usar a ligação do personagem com répteis no filme, fazendo com que seu visual fosse redefinido de forma a que seus músculos e ossos fossem exagerados, assim como ocorre com o Hulk.

- As filmagens ocorreram entre 18 de junho e 26 de outubro de 2007.

- Segundo o ator Tim Roth, Edward Norton reescrevia cenas de O Incrível Hulk todo dia. Além disto Norton e Liv Tyler passavam horas discutindo seus personagens antes do surgimento do Hulk em cena.

- A produção do filme seguiu as regras do Toronto's Green-Screen, que prega o corte da emissão de gás carbônico na atmosfera.

- O orçamento de O Incrível Hulk foi de US$ 125 milhões.




Assistam ao Trailer, vocês vão gostar.


Nenhum comentário: