domingo, 1 de junho de 2008

"THERE'S NO PLACE LIKE HOME - OLHAR ATRÁS PARA SEGUIR ADIANTE.

01/06/2008

"THERE'S NO PLACE LIKE HOME"

Final de Temporada


Contém SPOILERS!!!!


Finalmente consegui assistir Lost hoje. Finalmente!!!!
Mas antes passei por uma verdadeira provação até conseguir.
Esperei até ontem a noite para baixar o episódio em avi legendado, como não estava disponível ainda resolvi baixar em avi sem legenda e por a legenda depois.
A ansiedade já estava grande. Achei melhor ter um pouquinho de trabalho e ver logo.
Como o episódio é duplo demorou mais para baixar, só acabei de baixar tudo quase na hora do almoço.
Aí fui me sentar para assitir (sempre vejo na tv).
Mas não sei porque não aparecia a legenda na TV, só no computador. Tentei de tudo e nada. Aí já sem paciência e com a ansiedade a mil resolvi ver no computador mesmo.

Bom, só posso dizer que estou em estado de choque.
Posso dizer sem sombra de dúvida que esse foi um dos melhores episódios de Lost.
Foi emocionante, triste. Teve ação, suspense e uma das cenas mais lindas com Desmond e Penny se reencontrando. Confesso que tive que segurar as lágrimas.

Bom, antes que me atropele e comece a falar tudo fora de ordem vou tentar começar pelo começo:

- Deu muita pena de Jack quando a Kate deu um tapa nele.

- Locke tenta novamente convencer Jack a não sair da ilha. Mas qual de nós que estivesse numa ilha e tivesse a oportunidade de sair não sairia? Esse Locke é meio doido mesmo.

- Desmond tentando desarmar a bomba no cargueiro me lembrou alguns filmes de ação em que o pesonagem principal sempre corta o fio certo e tudo fica bem. Ainda bem que ali foi diferente (Ia ficar muito clichê, não acham?).
Mas infelizmente também o cargueiro explodiu. Mas isso vem um pouco depois.

- Nossa, a cena dos Hostis matando os colegas de Keamy foi muito legal. Levei um pulo da cadeira quando o primeiro deles foi morto. Achei que a Kate estava aprontando alguma coisa, que estivesse mentindo.

- A luta de Keamy com Sayid então é espetacular. Passaria até um filme do Jackie Chan. Dá-lhe pernada, paulada… E graças a Deus o Richard salvou a pátria atirando no Keamy (Ô homizinho desgraçado…)

- Walt visita Hurley. Fiquei até em dúvida se era mesmo o Malcolm David Kelley. Ele está enorme. Ele procurou Hurley para perguntar porque eles estão mentindo e para dizer que nenhum deles foi visitá-lo. Apenas Jeremy Benthan foi vê-lo (É, esse pseudônimo que os roteiristas inventaram para aumentar ainda mais nosso desespero e expectativa).
Olha só como está grande:



- Miles diz a Charlotte que é estranho que ela queira sair da ilha, depois de a ruiva ter levado tanto tempo para voltar à ilha. Ela finge não entender a frase, e ele se faz de desentendido...
Será que ela já viveu na ilha, ou pode apenas ter nascido lá…





- Ben e Locke descem em um elevador. Ben entrega a ele a fita de orientação da estação. Locke assiste ao vídeo, em que o apresentador Edgard Halliwax explica que a Orquídea é um local de experimentos sobre deslocamentos de tempo e espaço e que dentro de um compartimento usado para deslocamento de tempo nunca deve ter objetos metálicos. Só que, enquanto Locke vê a fita, Ben está justamente enchendo a cabine de metais. Achei engraçado que Locke quer impedir Bem, mas não o faz. Só fica parado olhando. A fita emperra, Locke pára de vê-la e os dois ouvem o elevador sendo acionado.

-Keamy chega na estação Orquídea. Esse cara está igual ao Mikael (não morre nunca). Medo!!!! Escondidos, Locke e Ben o ouvem dizer que ele traz no braço um rádio-transmissor que capta sua pulsação e que, se ele morrer, ativa os explosivos do cargueiro. Locke conversa com ele, mas do nada surge Bem apunhalando Keamy no pescoço. Locke diz: "Você acaba de matar todo mundo no barco!". Ben: E daí?
Esse Bem é frio até dizer chega.
Que nervoso!!!!

- Charlotte se despede de Faraday, pois ela vai ficar na ilha. Até que esse casal é bonitinho! Ela diz para ele que aibda está procurando o local em que ela nasceu. Eles se despedem e o bote com Charlotte e os outros sobreviventes parte. Juliet também decide ficar, esperando o resgate.

- Kate, Jack, Hurley, Aaron, Sawyer e Frank estão no helicóptero indo para o cargueiro. Mas o helicóptero está perdendo combustível, por causa de um abala, que o perfurou. Frank quer voltar para a ilha, mas Jack não deixa. Eles jogam o peso extra fora, mas não adinata muito.
Sawyer sussurra algo para Kate. "Por que você está me dizendo isso?", pergunta ela.
Sawyer então a beija, salta do helicóptero. Que loucura. Eu sabia que iria acontecer alguma coisa, afinal sabia que ele não era um dos 6. Mas ver ele ser um herói me surpreendeu.

- No Flash-forward Sayid mata um homem em frente ao Santa Rosa Mental Health Institute. Sayid fala para Hurley que quer levá-lo para um lugar mais seguro, pois Jeremy Bentham morreu. (Novamente esse nome. Eu já morrendo de curiosidade). Sayid diz que eles estão sendo vigiados.
Hurley pergunta se eles vão voltar, Sayid nega. Eles parte, mas não sem antes Hurley move uma peça do tabuleiro e anuncia: "Xeque-mate, Mister Eko". As vezes penso que Hurley tá mesmo louco, as vezes acho que ele pode apenas estar vendo espirítos.
Ainda não cheguei a uma conclusão.

- Keamy morre, e o mecanismo do rádio é acionado. No barco, o mecanismo da bomba é ativado e Michael manda Jin e Desmond sair, pois eles têm cinco minutos antes que tudo exploda. Desmond sai mas Jin fica. Eu ainda achava que eles iam conseguir dar um jeito nessa bomba.

- Desmond avista o helicóptero. Michael manda Michael sair do cargueiro pois agora ele vai ser pai.
Sun quer voltar para pegar Jin. Kate diz que vai busca-lo, mas é só Jack ir atrás dela que ela volta ao helicóptero. Sun confiou na palavra dela e ela não cumpriu o que prometeu. Desmond também embarca no helicóptero.
Jin vê o helicóptero se afastar e acena. De dentro dele, Sun pede para que voltem, e é contida por Jack e Hurley. Lapidus diz que não retornará. Eles bem que poderiam ter voltado. Deu muita pena da Sun.

- Na cabine Michael ouve sussurros e Christian Shephard aparece diante dele, dizendo: "Michael, você pode ir agora". O pai de Walt pergunta quem é ele. Como assim o pai do jack aparece?
Será que ele aparece como espirito para buscar o Michael?

- O cargueiro explode. Sun fica completamente desesperada, agarrando Lapidus para que eles voltem, mas Jack diz: "Sun, ele se foi".Ela chora e Jack manda Lapidus voar de volta à ilha.
Nossa, essa atriz trabalhou muito bem nessa cena. Foi de cortar o coração. E eu me emocionei muito.



- Flash-forward com Sun em Londres, abordando Charles Widmore na rua. Ela se apresenta como sócia da Paik Industries e filha do sr. Paik. Widmore finge não conhecê-la, e ela se irrita com isso, afirmando que ele sabe quem ela é e o que aconteceu com ela. "Nós temos interesses em comum. Quando quiser conversar sobre isso, me ligue, pois você sabe: nós não somos os únicos que deixaram a ilha". Widmore pergunta por que ela quer ajudá-lo, mas a coreana parte sem responder.
Será que ela vai se juntar a ele contra Bem ou o que?

- Enquanto isso, Sawyer chega nadando à praia e encontra Juliet. Ele a vê bebendo e quer saber o que está celebrando. "Não estou", diz ela, mostrando ao golpista a fumaça vindo do navio explodido no horizonte...
Será que eles pensam que todos no helicóptero morreu?

- Na Orquídea Ben abre um buraco na parede da cabine. Vestindo um casaco (parece ser o mesmo que ele usava ao chegar à Tunísia em "The Shape of Things To Come" ) ele diz para Locke pegar o elevador e voltar à superfície, pois Richard Alpert e os Outros esperam por ele e explica que deve seguir sozinho pois aquele que move a ilha jamais voltará a ela. Eles se despedem.
Ainda me deixa encafifada essa história de mover a ilha.

- Locke vai ao encontro dos Outros e é saudado por Alpert.

- Dentro da cabine da Orquídea, Ben entra pelo buraco aberto da cabine. Saindo em um lugar congelado em frente a um mecanismo giratório, ele diz: "Espero que esteja feliz agora, Jacob". Ele gira o mecanismo.

- As pessoas que estão na ilha e os passageiros do helicóptero ouvem um barulho alto. Logo após um clarão, Jack e os outros no helicóptero percebem que a ilha sumiu! Sem combustível, o helicóptero vai então perdendo força. Sayid atira um bote inflável para fora dele, e o veículo cai na água.
E Sawyer e Juliet? Será que eles morreram? Ou foram junto com a ilha, para sei lé que lugar?
Gostaria que ela ficasse com Jack no final e que ela encontrasse a irmã.

- Desmond parece morto, mas Jack consegue salvá-lo com respiração boca a boca.
Ainda bem, ele é um dos meus personagens favoritos em Lost. Ele não pode morrer de jeito nenhum.

- Flash-forward. Kate é acordada no meio da noite por um telefonema. Uma voz diz coisas incompreensíveis (Na verdade a voz diz: "The island needs you. You have to go back before it's too late." - "A Ilha precisa de você. Você tem que voltar antes que seja tarde demais.") e ela ouve uma porta se abrir na casa. Apavorada, ela pega uma arma no seu armário e vai até o quarto de Aaron, onde vê alguém. Ela entra, aponta a arma e... é Claire! Ela diz para Claire nem pensar em levar o menino de volta.
Meu Deus quando vi Claire nem acrditei. Pena que foi só um sonho. Seria legal se ela tivesse ido mesmo lá.

- No bote, Hurley afirma que Locke moveu a ilha, mas Jack nega. Eles então avistam um navio e acenam para ele, que sinaliza. O barco se aproxima, e Jack diz aos outros no bote que eles devem mentir sobre tudo o que aconteceu desde que o vôo 815 caiu. Todos ficam sem saber o que dizer, e o médico: "Eu me encarrego de falar".
Quando o barco chega, ouvimos vozes em português , são os brasileiros do fim da segunda temporada. E fiquei muito feliz em ver que a Penny também estava no barco. Ela que ainda vai salvar Desmond.
Desmond a vê e pula para dentro do navio e os dois se beijam.
Que cena mais linda.
Esses dois têm que ficar juntos mesmo. São um dos casais mais lindos de Lost.
Uma semana depois eles vão embora num bote. Menos Desmond que fica com Penny.
Eles chegam até Membata, onde são recebidos pelos moradores locais - do jeito que foi contado na coletiva que eles deram depois.

- Novo flash-forward. De carro Jack volta à funerária.
Finalmente agora vai mostrar quem está no caixão, já não era sem tempo.
Ele arromba a porta, abre o caixão e observa o morto, identificado em uma ficha como Jeremy Bentham. E alguém chega subitamente: Benjamin Linus!
Levei um suto nessa hora, eu achando que Bem estava no caixão e de repente ele está do lado de Jack. Cheguei a pensar que poderia ser o espirito do Ben.
"Ele te disse que eu estava fora da ilha?", pergunta Ben, e Jack responde positivamente, contando que falou com Bentham há cerca de um mês; que o morto também foi ver Kate; e que, antes de morrer, disse a ele que desde que eles partiram, coisas terríveis aconteceram na ilha. "Ele disse que foi tudo culpa minha, por ter partido; e disse que eu teria que voltar", completou o médico.
Como assim culpa do Jack? Locke não quis ficar na ilha? O que podem ser essas coisas terríveis?
Ben disse que sabe que Jack anda pegando vários vôos na esperança de que um deles caia; e afirma que está ali para avisar que a ilha não o deixará voltar sozinho. Que coisa mais doida.
"Todos vocês têm que voltar", diz Ben. Jack fala de seus colegas, não acreditando que eles queiram voltar. "Eu posso te ajudar com isso. Todos vocês precisam voltar", comenta Ben.
"Como?", pergunta Jack. "Tenho algumas idéias", responde Ben. Jack concorda e, ao se encaminhar para a porta, ouve de Ben: "Eu disse vocês todos, Jack. Teremos que levá-lo também". Os dois então olham para o caixão e finalmente descobrimos quem está nele: John Locke!



Uau!!!! Bom, não posso dizer que eu fiquei triste. Já tem um tempo que não sou fã de Locke. Até gostava dele no começo, mas depois que ele foi responsável pela morte de Boone, explodiu o submarino (impedindo Jack de ir embora), explodiu a cabana fui ficando com raiva dele.
Mexeu com Jack mexeu comigo.
Bom, há muito o que pensar ainda, muitas teorias a serem boladas, cenas para rever.
Mas infelizmente episódios inéditos de Lost só ano que vem.
Precisamente daqui a 8 meses.


Um beijo a todos.
Namastê e boa sorte.

Nenhum comentário: