sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta-Feira 13


Aproveitando que hoje é a 2ª sexta-feira 13 do ano, fui atrás de explicações para tanta superstição.
Há várias crenças a respeito da sua origem, algumas dizem que:

- Pode ter surgido com os romanos após fatos ruins ocorrerem sempre às sextas-feiras 13, inclusive a crucificação de Jesus Cristo.

- Já uma lenda da mitologia nórdica diz que a deusa do amor e da beleza Friga (nome que teria dado origem à palavra friadagr, que significa sexta-feira) se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo e como vingança ela se reunia toda sexta-feira 13, com outras 11 bruxas e o demônio, para rogar pragas aos humanos.

- Outra lenda diz que foi realizado um banquete em Valhalla para o qual foram convidadas 12 divindades, o deus nórdico do fogo (Loki) ficou bravo por não ter sido convidado e preparou uma armadilha para ferir Baldur, o deus preferido do seu pai Odin.
Daí a ideia de que juntar 13 pessoas à mesa numa refeição dá azar.

- Última Ceia de Cristo foi realizada com 13 membros à mesa nas vésperas da sua crucificação, que se realizou numa Sexta-Feira - mais uma vez, o numero 13 e uma Sexta-Feira.

- Dia 13 de Outubro 1307, Sexta-Feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo invejoso Rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e mais tarde executados por heresia.

Casos que contribuem para a superstição:

- O compositor italiano Gioachino Rossini considerava a sexta-feira um dia de azar, e 13 como um número de azar e ele morreu justamente em uma sexta-feira, em 13 de novembro.

- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Vivos! de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

- Na sexta-feira, 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que mergulhou o país em seu pior momento na ditadura.


Outras Curiosidades:


- Na numerologia o número 12 é considerados um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco...
Já o 13 é considerado um número irregular.

- O primeiro disco do Black Sabbath foi lançado na sexta-feira 13 de 1970.

- Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o "Rei do Swing" Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido seu caminhão no dia anterior.

- Entre os nascidos neste dia estão o ator Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.

- Paraskavedekatriaphobia, expressão grega que deriva da reunião das palavras fobia, sexta-feira e treze, designa o medo da data.

- Muitos a interpretam com um significado completamente oposto.
De acordo com os princípios da numerologia, o treze – somando seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um indício de boa sorte.
Além disso, indianos e mexicanos associam o número treze à felicidade e a prosperidade.

Fonte:Wikipedia.com
Guia os Curiosos

Nenhum comentário: