domingo, 22 de fevereiro de 2009

Curiosidades do Oscar

- Em toda a história da premiação, houve apenas dois empates: em 1932 Wallace Beery (O Campeão) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1968 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz.
Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.

- Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar: 64.

- Dois atores já recusaram o prêmio: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, pois não acreditava em competição entre atores. Ganhou e não aceitou receber.

- A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O’Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1973. A segunda mais jovem, a neozelandesa Anna Paquin, só pôde assistir ao próprio filme que fez cinco anos depois, pois O Piano, em que ela também ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, era proibido para menores de dezesseis anos e ela só tinha onze.

- Titanic, Ben Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Brasil) / O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (Portugal), são os filmes que mais Oscars conquistaram, com onze cada um.

- Uma inserção de comercial de TV de trinta segundos na rede de TV ABC, transmissora da festa, em rede nacional durante a entrega do Oscar, pode custar 220 mil dólares.

- Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.

- Na categoria de melhor filme estrangeiro, apenas um país latino-americano já conseguiu uma estatueta: A Argentina, com A História Oficial, em 1985.

- A Itália e a França dividem a liderança nesta categoria: doze vitórias cada.

- Alguns dos maiores monstros sagrados da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton, Kirk Douglas, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e até o gênio Charles Chaplin, sendo que este ao menos ganhou um honorário em 1972, aos 82 anos de idade.

- Um dos casos mais notáveis é o de Walt Disney. Ganhador de um Oscar especial em 1938, o mago dos desenhos animados fez a estatueta se adequar: ao invés de um Oscar, ele recebeu uma estatueta em tamanho natural e sete miniaturas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas da história. Durante a entrega, Disney tentou conter a emoção. Mas quando a pequena Shirley lhe disse: "Não são bonitos e brilhantes, senhor Disney?" Ele respondeu: "Sim, estou tão orgulhoso que vou chorar". Shirley Temple retrucou graciosamente: "Não faça isso!". Os dois foram aplaudidos de pé pelos convidados, admirados.

- Pequenas também eram as estatuetas honorárias entregues aos atores-mirins naquela época. Shirley Temple recebeu uma delas, em 1934.

- Em 1937, na frente de todos que presenciavam a premiação, uma estatueta foi roubada sem que ninguém se desse conta do que estava acontecendo. O fato se deu quando Alice Brady foi anunciada a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme Na Velha Chicago. Brady não compareceu à festa e tampouco mandou um representante. Porém um desconhecido se dirigiu ao palco, recebeu o prêmio, fez os agradecimentos e foi embora livre e desimpedido para nunca mais aparecer. A Academia tomou como providência, dez dias depois, o envio de um novo Oscar à atriz.

- Wynona Rider foi indicada ao prêmio de melhor atriz por seu papel em Adoráveis Mulheres. 61 anos antes, em 1933, Katherine Hepburn ganhou um Oscar pelo mesmo papel, em outra versão da mesma história.

- Ao contrário do que muita gente pensa, não foi Shirley Temple a mais jovem atriz a ganhar um Oscar, mas sim Tatum O'Neal, que aos 10 anos ganhou um Oscar de atriz coadjuvante. A mais velha foi Jessica Tandy, que aos 80 anos foi eleita a melhor atriz.

- Matt Damon, Ben Affleck, Emma Thompson e Billy Bob Thornton são conhecidos como atores. Os quatro, porém, garantiram suas estatuetas com os roteiros que escreveram.

- Sabe quem apresentou mais Oscars durante a história? Não foi a Whoopi Goldberg nem o Billy Cristal. O preferido da Academia é Bob Hope. Ele conduziu nada menos que 18 cerimônias.

- A produção da Disney A Bela e a Fera foi o primeiro - e único - desenho a ser indicado como melhor filme do ano.

- Apenas um Oscar recebeu o Oscar em toda a história do prêmio. O compositor Oscar Hammerstein II levou dois "xarás" para casa.

- Katherine Hepburn é a mulher que mais ganhou Oscars em toda a história do prêmio. Ela recebeu quatro estatuetas de melhor atriz por 'Manhã de Glória' (1934), 'Adivinhe quem vem para Jantar' (1968), 'O Leão no Inverno' (1969) e 'Num Lago Dourado' (1982).

- O cantor que mais teve canções vencedoras foi Bing Crosby. Ele ganhou quatro estatuetas por 'Sweet Leilani', de 'Amor Havaiano' (1938); 'White Christmas', de 'Duas Semanas de Prazer' (1942); 'Swinging on a Star', de 'O Bom Pastor' (1944) e 'In The Cool, Cool, Cool of the Evening', de 'Órfãos da Tempestade' (1951).

- É a recordista de indicações ao Oscar, com 14 indicações nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, pelos filmes 'O Franco Atirador' (1979), 'Kramer contra Kramer' (1980), 'A Mulher do Tenente Francês' (1981), 'A Escolha de Sofia' (1982), 'O Retrato de Uma Coragem' (1983), 'Entre dois Amores' (1985), 'Ironweed' (1987), 'Um Grito no Escuro' (1988), 'Lembranças de Hollywood' (1990), 'As Pontes de Madison' (1995), 'Um Amor Verdadeiro' (1998), 'Música do Coração'1999), 'Adaptação'
(2002) e 'O Diabo Veste Prada' (2006). Venceu o melhor atriz por 'Kramer contra Kramer' e 'A Escolha de Sofia'.

- Os filmes 'Gigi', de 1958 e 'O Último Imperador', de 1987, foram os dois únicos filmes que ganharam por todas as indicações que tiveram, cada um deles com nove prêmios. 'Gigi' venceu por melhor filme, melhor diretor (Vincent Minelli), melhor direção de arte (William A. Horning e equipe), melhor fotografia colorida (Joseph Rutteberg), melhor figurino (Cecil Beaton), melhor edição (Adrienne Fazan), melhor canção original ('Gigi', de Frederik Loewe), melhor trilha sonora (Andre Previn) e melhor roteiro adaptado (Alan Jay Lerner). 'O Último Imperador' levou estatuetas por melhor filme, melhor diretor (Bernardo Bertolucci), melhor fotografia (Vittorio Storano), melhor direção de arte (Ferdinando Scarfiotti, Bruno Cesari e Osvaldo Desideri), melhor figurino (James Acheson), melhor edição (Gabriella Cristiani), melhor trilha sonora (Ryuichi Sakamoto), melhor som (Bill Rowe) e melhor roteiro adaptado (Mike Perploe e Bernardo Bertolucci).

- Jack Nicholson é o ator que mais ganhou prêmios de atuação da Academia, com três Oscars. Dois deles por melhor ator com 'Um Estranho no Ninho'(1975) e 'Melhor é Impossível' (1997), e um como melhor ator coadjuvante por 'Laços de Ternura' (1983).

- 'O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei' (2003), 'Ben-Hur' (1959) e Titanic (1996) são os filmes recordistas do Oscar. Cada um deles levou 11 estatuetas. 'Ben-hur' ganhou os Oscars de melhor filme, melhor diretor (William Wyler), melhor direção de arte (William A. Horning e equipe), melhor ator (Charlton Heston), melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith), melhor fotografia a cores (Robert L. Surtees), melhor figurino (Elizabeth Haffenden), melhores efeitos especiais (Arnold Gillespie), melhor edição (Ralph E. Winters e John D. Dunning), melhor trilha Sonora (Mikos Rozsa) e melhor Som (Franklin E. Milton). 'Titanic' ganhou por melhor filme, melhor diretor (James Cameron), melhor direção de arte (Peter Lamont), melhor fotografia (Russel Carpenter), melhor figurino (Deborah L. Scott), melhores efeitos sonoros (Tom Belfort), melhor som (Gary Ryndstorm), melhores efeitos especiais (Robert Legato, Mark Lasoff, Thomas L. Fischer), melhor montagem (Conrad Buff e James Cameron), melhor trilha sonora (James Horner) e melhor canção ('My Heart Will Go On', de Will Jennings). 'O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei' ganhou por melhor filme, melhor diretor (Peter Jackson), melhor efeitos visuais (Jim Rygiel, Joe Letteri, Randall William Cook e Alex Funke), melhor direção de arte (Grant Major), melhor montagem (Jamie Selkirk), melhor maquiagem (Richard Taylor e Peter King), melhor figurino (Ngila Dickson e Richard Taylor), melhor trilha sonora (Howard Shore), melhor som (Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peek), melhor fotografia (Fran Walsh) e melhor canção original ('Into the West', de Fran Walsh, Howard Shore e Annie Lenox).

- John Ford é o recordista do Oscar na categoria melhor diretor, com quatro estatuetas. Ganhou por 'O Delator' (1935), 'The Grapes of Wrath' (1940), 'Como era Verde meu Vale' (1941) e 'Depois do Vendaval' (1952).

- Sophia Loren Foi a única a ganhar o Oscar de melhor atriz por uma interpretação em língua estrangeira. Ela levou a estatueta pelo filme italiano 'Duas Mulheres', de 1964.

- Walt Disney ganhou 22 Oscars, sendo o homem mais premiado com estatuetas da história. De melhor animação foram para 'Ursinho Puff e o Dia da Ventania' (1959), 'Grand Canyon' (1958), 'Toot Whistle Plunk and Boom' (1953), 'Water Birds' (1952), 'Nature´s Half Acre' (1951), 'Beaver Valley' (1950), 'Seal Island' (1948), 'Der Fuehrer's Face' (1942), 'Lend a Paw' (1941), 'Ugly Duckling' (1949), 'The Alaskin Eskimo' (1953), 'Bear Country' (1953), 'Ferdinand The Bull' (1938), 'The Old Mill' (1937), 'The Country Cousin' (1936), 'The Orphan Kittens' (1935), 'A Tartaruga e a Lebre' (1935), 'Os Três Porquinhos' (1933) e 'Flowers and Threes' (1932). Disney também ganhou o Oscar de melhor documentário por 'The Living Desert' (1953), 'The Vanishing Prairie' (1954) e 'Men Against the Arctic' (1955) e três prêmios honorários por 'A Branca de Neve e os Sete Anões' (1939), a criação do Mickey Mouse (1932) e pelo musical 'Fantasia' (1940).

Nenhum comentário: