segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mais um pouquinho de Lost

- O título desse episódio se refere ao número do vôo do avião da Ajira Airlines que transportou os Oceanic Six de volta à Ilha.

- Esse episódio foi ao ar no dia 18 de Fevereiro nos Estados Unidos. Faltavam exatamente 316 dias para o fim do ano.

- Coincidentemente, o número de passageiros do Vôo 815, retirando o número daqueles que sobreviveram e estão fora da Ilha (Jack, Kate, Sayid, Sun, Hurley, Locke, Michael, e Walt) é 316 (324 - 8 = 316).

- Esse título pode se referir a passagem bíblica "João, 3:16", na qual se lê "Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele exercer fé não pereça, mas tenha a vida eterna.”

- Isso tem uma relação direta à carta-testamento que John Locke deixa para Jack, onde está escrito "Eu gostaria que você tivesse acreditado em mim," e a história que Ben conta para Jack sobre São Tomé, o apóstolo incrédulo. Jack Shephard é o nosso Tomé que precisa "ver para crer".

- No momento que o avião da Ajira Airlines decola, um avião da Oceanic Airlines é visto ao fundo.

- Atrás de onde os passageiros estão esperando a autorização para o embarque, é visível um poster da Oceanic.

- O logotipo da DHARMA no macacão de Jin está parcialmente escondido por sua gola, mas aparenta ser uma estrela de cinco pontas ou um pentagrama.

- A foto da Ilha tirada pelo Exército Americano pode ser vista no quadro d'O Farol. No qual está rotulado "9/23/54" (9+2+3+5+4=23).

- É coincidentemente 50 anos antes do Vôo 815 cair na Ilha.

- Hurley está lendo uma versão em espanhol de Y: The Last Man Vol. 3: One Small Step. Foi escrito por Brian K. Vaughan que também é escritor e produtor de Lost.
Hurley leu uma tradução em espanhol de Green Lantern and Flash: Faster Friends nº1 quando o Vôo 815 caiu.
Essa revista em quadrinho trata do único sobrevivente de uma praga mortal que exterminou todos os homens do planeta Terra. Foi escrita por Brian K. Vaughan, que é também um dos autores de Lost. (Livros)


- Na sala de jantar da casa de Jack, a gravura na parede é o estado de Novo México.
As coordenadas que a Sra. Hawking revelou (34°3' N, 118°14' W) são para Los Angeles, Califórnia, não para a Ilha.

- Daniel, Juliet, Miles e Sawyer não aparecem nesse episódio.

- Jin, Sayid e Locke aparecem sem falas.

- De acordo com o blog pessoal de Jorge Garcia, as cenas filmadas na cachoeira foram filmadas no dia 4 de Novembro de 2008, que foi o dia da eleição presidencial.

- Esse episódio era originalmente para ser exibido como o sétimo episódio, mas foi decidido a troca mais tarde com o episódio "The Life and Death of Jeremy Bentham". Foi a segunda vez que isso aconteceu. A primeira vez foi entre episódios desconhecidos na primeira temporada, e a segunda apenas na terceira temporada entre os episódios "The Glass Ballerina" e "Further Instructions".

- Os números das coordenadas na estação O Farol tem os letreiros "Longitude" e "Latitude" trocados de lugar.

- A estação da Iniciativa DHARMA, O Farol é uma referência ao O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e O Sobrinho do Mago, o primeiro e o sexto livro da série Nárnia (1º e 6º, em ordem de publicação, mas 2° e 1º em ordem de leitura). Nos livros um Poste de Luz marca a passagem entre Nárnia e o mundo real. No episódio, O Poste de luz serve de maneira semelhante no que diz respeito à Ilha. Além disso, a cena de abertura do episódio é uma referência ao primeiro capítulo de O Príncipe Caspian, o segundo livro na série Nárnia (2º em publicação, mas 4º em ordem de leitura). No Capitulo intitulado "A Ilha", as crianças do livro retornam à Ilha via uma Ilha misteriosa com ruínas antigas. A Primeira coisa que elas fazem é brincar na água.

- Ben é visto lendo Ulysses de James Joyce no voo 316 antes de ele deixar seu assento. O romance é a história de uma jornada através de Dublin em um único dia (June 16, 1904) pelo seu personagem principal, Leopold Bloom. A história é considerada uma re-escrita da Odisseia de Homero, assim como uma mistura de realidade e simbolismo numa parábola da experiência da vida. Damon Lindelof e Carlton Cuse disseram para os espectadores lerem esse livro em um dos vídeos da Dharma. Uma citação da página 316 do romance também está escondida no código-fonte do site da Ajira Airways. O capítulo final é nomeado "Penelope". Fionnula Flanagan, que interpreta Mrs. Hawking, é conhecida pelo papel de Molly Bloom (uma personagem do livro) nos palcos e no filme, incluindo "James Joyce's Women" and "Joyce to the World."

A Bíblia:

-João 3:16 -- "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". A carta de suicídio de John Locke diz que Jack deveria ter acreditado. Eloise disse a Jack para começar a acreditar. Ben disse a Jack que todos acreditam, cedo ou tarde. Cada um dos Oceanic 6 que embarca no avião acredita que o voo irá reconduzi-los à Ilha e não há perigo no voo. Esse verso também está escondido no código-fonte do site da Ajira Airways.

- Salmos 119:105 "Sua palavra é lampada para meus pés e luz para meu caminho." A Estação Poste de Luz é usada para identificar a futura localização da ilha e guiar as pessoas até ela. Essa conhecida passagem do Salmos usa a lampada como uma figura importante para que as pessoas achem seu caminho.

Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário: